24 de março de 2009

Dia do Estudante


Hoje, dia 24 de Março, comemora-se o Dia do Estudante. A data foi fixa pela Assembleia da República em 1987.


Origens do actual Dia do Estudante


Temos que recuar à crise académica de 1962 e às causas das lutas estudantis desde o início do século para percebermos as origens deste dia.


Em 1921, os estudantes da Universidade de Coimbra iniciaram em luta por melhores instalações.


Em 1961, comemorações estudantis reuniram em Coimbra jovens de todo o país. Mais de 200 participaram num jantar, durante o qual a frase "Queremos paz!" ecoou em protesto contra a Guerra Colonial, inspirando um cortejo pela cidade. A polícia apareceu e vários estudantes foram presos, o que suscitou uma vaga de apoio e indignação em todo o país.


Foi neste clima que, já em 1962, se realizaram vários encontros que deram origem a um Secretariado Nacional de Estudantes Portugueses e à realização do 1º Encontro Nacional de Estudantes, ignorando a proibição que o Governo tinha decretado. Dessa rebeldia resultou a instauração de processos disciplinares. Os estudantes de Coimbra responderam com o luto académico e a greve às aulas.


Em Lisboa, as associações de estudantes pretendiam comemorar o Dia do Estudante no final de Março. E, mesmo sem autorização do Ministério da Educação Nacional, as comemorações iniciaram-se a 24 de Março de 1962. O regime respondeu com a sua brutalidade habitual. Estudantes foram espancados e presos, desencadeando uma reacção de repúdio. A agitação continuou até ao fim desse ano lectivo.


Bem, mais tarde, com a Democracia, assiste-se à manifestação livre das reivindicações dos estudantes, quer se concorde ou não com todas elas, num ambiente democrático de respeito pelos direitos e garantias.


Hoje mesmo estudantes dos quatro cantos de Portugal manifestam o seu desagrado contra alguns aspectos do ensino superior, pondo na mesa questões como as propinas e o Processo de Bolonha...


Site com algumas informações úteis para estudantes:



Sem comentários: